Corta-relvas tudo que precisa de saber para escolher o melhor

Blog Pinto e Cruz motores

Se é o tipo de pessoa que não consegue viver sem o relvado bem cuidado, nós compreendemos. Por aqui, acreditamos que todos os relvados de todos os tamanhos e feitios merecem o melhor cuidado e devem ter a melhor apresentação.
No entanto, cuidar do relvado implica comprar um corta-relvas e esta tarefa consegue provar-se difícil. Com a muita oferta que existe no mercado, muitos dos nossos clientes têm dúvidas sobre qual o melhor corta-relvas para o seu tipo de relvado, hábitos e necessidades.
Vamos, então, dividir a questão em partes e tentar responder à sua questão. Se no fim deste artigo continuar sem saber qual o melhor equipamento para si, pode entrar em contacto connosco e ficaremos felizes em ajudar.

Trator corta-relvas ou corta-relvas normal? 

Quando estiver a escolher o seu equipamento corta-relvas, a primeira coisa que quererá considerar é o tamanho de relvado que irá cortar. Imagine um relvado com tamanho de um campo de futebol e considere o esforço e tempo necessários para o cortar a pé. Caso o seu relvado seja mais pequeno, um corta-relvas manual, elétrico ou a gasolina será suficiente. No entanto, se o seu relvado for extenso, será melhor considerar um trator corta-relvas, que tornará o seu trabalho mais rápido e menos cansativo. 

Corta Relvas

Corta-relvas para relvados mais pequenos (< 500m²)

Caso o seu relvado seja relativamente pequeno, o caminho mais inteligente é optar por um corta-relvas manual, elétrico ou a gasolina, consoante as suas necessidades.

 

Corta-relvas manual

Se o seu relvado é realmente pequeno, pode optar por um corta-relvas manual. Este tipo de corta-relvas trabalha à medida que é empurrado pelo utilizador. É leve e compacto, sendo fácil de arrumar e não está dependente de nenhuma fonte de energia. Esta é a opção certa para áreas pequenas e utilizações pouco regulares

Corta-relvas elétrico

Os corta-relvas elétricos são ideais para relvados de dimensões pequenas a médias e utilizações regulares. A sua principal vantagem é a eficiência, baixas emissões e baixo ruído. No entanto, lembre-se que com este tipo de modelo estará dependente de uma fonte de energia e da autonomia do equipamento. 

Corta-relvas a gasolina

Os corta-relvas a gasolina são ideais para relvados de extensão média a média grande. Têm maior autonomia e potência do que os corta-relvas elétricos e a grande vantagem de não precisarem de estar perto de uma fonte de eletricidade. 

Corta Relvas

Se o seu relvado tem mais de 500m² e/ou irá fazer uma utilização frequente do equipamento, recomendamos os modelos corta-relvas da Goodyear.

Algumas questões a ter em conta

Ao escolher o seu corta-relvas, deverá ter em conta três questões-chave: 

A largura do corte

A regra geral é que quanto maior for o seu relvado, maior deve ser a largura do corte do seu corta-relvas. No entanto, lembre-se que em relvados com muitos obstáculos, uma largura de corte demasiado grande pode ser limitadora. 

A potência

Lembre-se que a potência do corta-relvas pode fazer a diferença entre conseguir cortar o seu relvado no tempo que deseja ou não. Por norma, os corta-relvas a gasolina são mais potentes, pelo que esta é a opção mais segura para relvados acima de 500m².

Tipo de ejeção

O que acontece à relva após ser cortada é tão importante como o corte em si. Este fator interfere com o aspecto do relvado, a qualidade do mesmo e, claro, com o trabalho do utilizador. 

Há três principais formas de recolha: o mulching, que tritura a relva em pedaços muito pequeninos e a devolve ao solo, fertilizando e criando um sistema natural de retenção de humidade; a descarga lateral, que atira a relva para as laterais do equipamento; e a descarga traseira, normalmente com depósito, que guarda a relva num saco que terá de esvaziar de tempos a tempos. 

Os corta-relvas de melhor qualidade têm mais do que um tipo de ejeção, tendo uma combinação de várias ou todas, como é o caso dos modelos Goodyear

Corta Relvas goodyear

Corta-relvas para relvados extensos

Caso o seu relvado seja extenso, deverá optar por um trator corta-relvas

Este tipo de equipamento requer mais investimento do que os corta-relvas que já apresentámos. No entanto, são inúmeras as vantagens proporcionadas pelos corta-relvas do tipo trator. Por um lado, são mais confortáveis: poderá fazer todo o seu trabalho de paisagem sentado. Por outro lado, terá mais potência, mais velocidade, mais agilidade e mais autonomia. Em suma, os tratores corta-relvas são a opção perfeita para quem procura um relvado com um aspeto irrepreensível e pretende fazê-lo da forma mais eficaz e eficiente.

Uma das marcas de mais renome no mercado para este tipo de equipamento é a Cub Cadet. Consulte aqui os modelos de tratores corta-relvas Cub Cadet, cuja representação em Portugal é exclusiva da Pinto & Cruz. 

Para os consumidores mais exigentes, existe uma categoria de tratores corta-relvas que se destaca: os giro-zero.

Tratores corta-relvas giro-zero

Corta Relvas amareloOs tratores corta-relvas giro-zero dispõem de tração individual e hidráulica, que permite ao corta-relvas rodar à volta do seu próprio eixo, sem qualquer raio de viragem. Este sistema dá uma precisão extra a qualquer manobra que queira fazer, permitindo-lhe obter um relvado com corte rigoroso e, acima de tudo, chegar e sair de locais que não seria possível caso tivesse um raio de viragem. 

A Cub Cadet tem os melhores tratores corta-relvas giro zero. Fique a conhecer alguns modelos. 

Tractores corta relvas

 

Caso ainda tenha dúvidas sobre que tipo de equipamento escolher, fale com um dos nossos especialistas. Pode contactar-nos a partir do 226 150 550 ou do email info.motores@pintocruz.pt.

Mais Informações